O que é o Dinheiro?

Mônica Almeida • dezembro 29, 2014 • Nenhum Comentário

 

Existem muitas idéias sobre o que as pessoas pensam que o dinheiro é.

Alguns dizem que é uma forma de medição.

Sim, mas uma medida de quê? De riqueza?

Nos tempos antigos, as pessoas mediam a riqueza por quantas vacas, ovelhas e cavalos tinham. Mas será que hoje as pessoas medem a riqueza pelas suas vacas e cavalos?

E os escravos?

Houve um tempo em que a mão de obra era considerada valiosa.

Os escravos valem alguma coisa nos dias de hoje?

O seu dinheiro depositado  no banco vai protegê-lo se uma recessão atingir o país?

Não, a riqueza não pode ser medida pelas notas.

Alguns dizem que é uma forma de poder.

Sim, o dinheiro pode lhe dar poder, mas se você está preso numa ilha deserta para sempre com um trilhão de dólares, será que o dinheiro significa alguma coisa para você?

Se alguém lhe oferecer água e um helicóptero para você sair de lá, você trocaria todo seu dinheiro em uma fração de segundos, então o dinheiro não é uma medida exata de poder – e depende muito de como você vai usá-lo!

Muitos acreditam que é a raiz de todo mal … e muitos outros assumem esta crença, sem questionar muito.

Agora … o dinheiro não é a raiz de todo mal (caso contrário, por que você acha que as igrejas ainda aceitam doações monetária e de caridade?).

O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal.

Lembre-se, o dinheiro é um servo excelente, mas um mestre terrível (aqui). Se você está negociando a sua vida por dinheiro, então o dinheiro tem poder sobre o seu tempo e vida.

E a menos que tenha inteligência financeira adequada, a falta de dinheiro pode gerar um monte de maus pensamentos e atitude negativa observada em  ladrões, criminosos, aproveitadores e outros.

Mas o que é dinheiro, realmente ?

Dinheiro é uma idéia, apoiado pela confiança.

Apesar do dinheiro ter sido naturalmente desenvolvido por comerciantes alguns milhares de anos atrás para substituir o sistema questionável de permutas, o dinheiro é hoje literalmente inventado pelos ricos e abastados.

Os empresários estão dispostos investir o seu dinheiro para comprar o tempo de outras pessoas. Isto é, funcionários e não assalariados tornam-se um trunfo do seu empregador e os empregadores usam este recurso inestimável para continuar a criar mais riqueza para si mesmos.

E aqui está: enquanto você trabalha por dinheiro, você é escravizado por ele! 80% – 90% da população hoje, estão sendo escravizados involuntariamente.

O que não percebemos é que há uma parte da nossa alma que não pode ser comprada a qualquer preço. Você cortaria o seu dedo mínimo se o seu chefe lhe oferecer 24 meses de seu salário imediatamente?

Você e eu sabemos que valemos mais do que isso. Mas quando você ouve falar de casos de pessoas que vendem as suas partes do corpo por dinheiro em alguns países, fica indignados, não  é verdade?

Tempo e Dinheiro

Há geralmente quatro tipos de pessoas no mundo:

(1) Sem tempo, e sem dinheiro.

A maioria dos funcionários se enquadram nesta categoria. Você não pode ir às compras numa terça-feira à tarde ou despedir o seu patrão sempre que quiser. A maioria dos funcionários não costumam poupar e investir!

(2) Sem tempo, muito dinheiro.

Autônomos, profissionais liberais e pequenos empresários estão nesta categoria. Eles estão um pouco melhor do que o empregado, porque eles ganham mais, mas eles têm de trabalhar ainda mais duro do que os empregados para se manter com boas margens de lucro, cuidar da concorrência e da manutenção dos seus clientes.

(3) Tem tempo, não tem dinheiro.

Um monte de agricultores, moradores de vilas, quem desiste da faculdade ou vagabundos têm muito tempo, mas nenhum dinheiro. Talvez a ignorância seja a felicidade, mas sem uma fonte estável de renda, quanto tempo você pode durar?

(4) Tem tempo e muito dinheiro.

É a categoria em que os investidores, os donos de empresas grandes e os  proprietários se inserem. Imagine, não ter que trabalhar por dinheiro, mas ter o dinheiro trabalhando para você, que delícia!!!

 

Para Refletir:

  1. Em qual das quatro categorias você está atualmente?
  2. Em que categoria que você deseja estar no futuro?

 

 

 

 

Compartilhar
CATEGORIA Financeiro
Você pode gostar de:

Nenhum Comentário